Amazonas

UEA sedia 11ª edição do Simpósio Nacional de Geografia da Saúde

Com o tema “Amazônia, fronteiras e escalas geográficas na análise da saúde”, acontecerá, no período de 5 a 9 de novembro, a 11ª edição do Simpósio Nacional de Geografia da Saúde (XI Geosaúde). O evento é uma realização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/RCP/AM).

O responsável pela conferência de abertura será Jorge Amâncio Pickenhayn, da Universidade de San Juan, que acontecerá no domingo (05), às 18h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (ENS), na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.

O especialista Eduardo Werneck, do Instituto Federal Catarinense (IFC), explica que a principal característica do simpósio é a mobilidade pelo Brasil. “A ida ao Amazonas, especialmente Manaus, possui um valor simbólico, pois serve para conectar novas áreas do conhecimento, como as dinâmicas que envolvem a Amazônia, os povos tradicionais, a medicina alternativa etc. Essas pautas fazem parte do que a geografia da saúde tem para pensar”, ressaltou.

Programação

O evento contará com uma conferência de abertura, cinco mesas redondas, onde participarão convidados nacionais e internacionais. Também haverá oficinas e minicursos; sessões de apresentação de trabalho oral e no formato de pôster; lançamento de livros; e conferência de encerramento.

No dia 7 de novembro, a partir das 16h, Susane Patrícia Melo de Lima, da UEA, mediará a mesa-redonda 4, com o tema: Urbanização, Vulnerabilidades e Questões de Gênero.

Confira a programação completa e como participar no site do evento: https://www.simposiogeosaude.com/

Fonte: D24am.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *