Presidente Figueiredo recebem capacitação em Cadastro Ambiental Rural
Curso abordou ferramentas e metodologia para o cadastramento dos produtores familiares atendidos no município
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a empresa alemã de cooperação técnica e desenvolvimento sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GiZ) encerrou nesta sexta-feira (11/08) o primeiro módulo de um curso de capacitação em Cadastro Ambiental Rural (CAR), em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).
O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal e consultor da GiZ, Rômulo César, e teve como objetivo capacitar servidores do Idam atuantes no município, com aulas práticas que detalharam o passo a passo do cadastramento, a fim de agilizar e otimizar o atendimento aos produtores familiares em Presidente Figueiredo. O curso se iniciou na terça-feira (08/08), consistindo em 4 dias de aulas.
“Temos uma parceria muito forte e de longa data com a GiZ, que tem apoiado o Idam em várias pautas, incluindo a questão do CAR. A regularização ambiental, assim como a fundiária, é essencial para garantir ao produtor o acesso às políticas públicas do setor primário. Com este primeiro módulo, introduzimos aos técnicos capacitados as ferramentas e procedimentos necessários para cadastrar o produtor”, delineou o diretor de Planejamento Institucional do Idam (Diplan), Eirie Vinhote.
Para o gerente da unidade local do Idam em Presidente Figueiredo, André Castilho, esta capacitação vem para permitir à sua equipe oferecer um atendimento melhor aos produtores familiares do seu município. Segundo ele, esta era uma demanda de sua unidade que até então tinha uma quantidade insuficiente de técnicos capacitados no CAR para suprir a demanda.
“Estamos muito gratos porque essa capacitação vai abrir um leque de oportunidades, permitindo que ofereçamos um serviço melhor aos produtores rurais que vem até nós, com mais técnicos qualificados ao cadastramento”, disse André.
Com o encerramento deste primeiro módulo, a intenção é dar continuidade com um segundo módulo que irá abordar questões de regularização fundiária, dando conclusão aos temas abordados neste primeiro módulo.