Pesquisa desenvolve ‘fotômetro’ para monitorar qualidade da água no AM
Pesquisadores desenvolvem fotômetro para monitorar a qualidade da água para consumo e produção local das comunidades ribeirinhas, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus). O estudo ressaltou a importância do controle e do monitoramento constante da qualidade da água, especialmente a utilizada no abastecimento humano e na agricultura.
O coordenador da pesquisa e doutor em química, Valdomiro Lacerda Martins, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), explicou que a contaminação das águas ocorre devido a presença de poluentes despejados por microorganismos, toxinas produzidas por algas, decomposição de animais ou resíduos, como os nitratos e nitritos.
E, ainda, que em alguns casos o contágio pode acontecer até na água tratada, devido a falhas no processo de abastecimento ou pela presença de poluentes que possam não ser removidos pelo processo de tratamento convencional.
“Em muitos casos os contaminantes podem estar presentes mesmo em águas minerais engarrafadas, pois suas fontes podem se encontrar em regiões sujeitas à presença de poluentes que se infiltram no lençol freático”, revelou.
Fonte: D24am.