Presidente Figueiredo cria programa para alfabetizar todas as crianças de até oito anos
A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (União Brasil), lançou o programa municipal de alfabetização Aprender a Ver, com objetivo de alfabetizar as crianças figueiredenses até os oito anos de idade, quando estarão concluindo o segundo ano do ensino fundamental. O lançamento do programa ocorre na mesma semana em que Patrícia Lopes assinou o pacto nacional pela Educação Básica, do Ministério da Educação e a adesão ao programa Amazonas + Alfabetizado.
“O Aprender a Ver, que teve início em 2021, como um sonho, hoje é uma realidade transformadora. Esse programa abrangerá toda a rede municipal de educação, com foco na formação dos professores, comunicação e engajamento das famílias, além da produção de material didático pedagógico. Em números, estamos falando de 3.325 alunos, que serão beneficiados e um time de 135 professores, comprometidos com esse projeto”, afirmou Patrícia Lopes.
A prefeita parabenizou a equipe técnica da Semed, em especial os técnico da Coordenação Pedagógica, comandada pela professora-doutora Rutiene Carneiro, idealizadora do programa, ao Instituto Gesto, parceiro da prefeitura na implantação do programa Municipal de Alfabetização e outros que estão em curso no município, com objetivo de fortalecer e tornar mais eficiente a gestão pública da Educação.
“Como prefeita de Presidente Figueiredo, minha dedicação à Educação se reflete neste programa incrível. Quero expressar minha gratidão à inspiradora e fundadora do projeto, professora-doutora Rutiene Carneiro e ao Instituto Gesto, por acreditar e apoiar essa iniciativa, sendo muito bem representado por Marina Prado. Não posso deixar de reconhecer o incansável trabalho do secretário de Educação, Rodolfo Oliveira, que tem se empenhado na execução de políticas educacionais”, destacou a prefeita.
O secretário municipal de Educação, Rodolfo Moraes de Oliveira, enfatizou que Presidente Figueiredo vive, atualmente, os melhores momentos para educação de toda a sua história, porque além da reestruturação e ampliação da infraestrutura física da rede municipal de ensino, a prefeita Patrícia Lopes investe na valorização dos professores e na equipe técnica da Semed, o que tem gerado melhorias significativas nos processos pedagógicos e, por fim, a melhoria da qualidade do ensino ofertado.
Também estiveram presentes à solenidade, o coordenador regional da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Raimundo Caleiro Filho; Marina Prado, analista de implementação do Instituto Gesto; e vereador Thales Pacheco, representando a Câmara Municipal de Presidente Figueiredo.
O representante da Seduc, parabenizou a prefeitura pela iniciativa e renovou o compromisso de continuar colaborando com a Semed na formação de capacitação técnica de professores e outras demandas.
Oriundo da escola pública, inicialmente da rede municipal, na Vila de Balbina, onde concluiu o ensino fundamental, o vereador Thales Pacheco fez questão de estabelecer uma diferença entre os gestores que fazem por obrigação e os que, assim como Patrícia Lopes, fazem com carinho e dedicação.
O parlamentar citou avanços significativos alcançados na educação municipal, durante a gestão Patrícia Lopes, como por exemplo, a reforma e modernização de todas as escolas, distribuição de fardamento, material didático, para professores e estudantes, e merenda escolar de qualidade, servida diariamente.
Dia Municipal da Leitura
O lançamento do programa coincidiu com a comemoração do Dia Municipal da Leitura e, para celebrar a data, alunos das escolas municipais Ademilde da Fonseca Sobral, Manoel Raimundo de Andrade e Carla Jeanne, interpretaram algumas fábulas infantis, que aprenderam na escolas, durante as aulas de leitura.
Foto: Raimundo Paixão